top of page

Onde tudo começou...

Atualizado: 7 de mar. de 2021

Minha primeira lembrança aromática foi com um raminho de hortelã. Eu devia ter uns 2 aninhos... Me lembro de um jardim, um gramado, onde eu engatinhava. Sentia a grama verde, um pouco molhada, macia, sob minhas mãos... Lembro-me do cheiro de terra e verde... Do úmido... E de me deparar com uma plantinha de folhas macias , rugosas e muito aromáticas...coloquei na boca...me espantei com o sabor delicioso...fresco, limpo, feliz...me encantei...ali, naquele momento, fragmento de tempo, que ficou vivo na mente, na boca, no coração e no nariz...nunca mais esqueci!



A vida passou e não tive na família outras experiencias com chás ou temperos muito significativas...achava que chá era o mate leão. Não conhecia outro e não gostava deste! As vezes comia escondida aquele matinho gostoso do jardim, achando que estava fazendo coisa errada!


Na adolescência, meu irmão Maurício (mais velho que eu) resolveu estudar a cura natural, e me apresentou os chás, a comida vegetariana, as verduras diferentes... Me encantei de novo!! Passei a pesquisar coisas com plantas aromáticas, sem muita consciência ainda, mas algo dentro de mim sabia que ali morava O MEU tesouro! Usava xampu de ervas, fazia banhos no cabelo com chás...máscaras faciais com ervas e mel... Começou a brotar ali uma semente que foi plantada na alma daquele bebezinho de 2 anos!


Tenho uma guiança interna poderosa, desde pequena! Tem algumas coisas na vida que eu simplesmente sei! Não aprendi, ninguém me ensinou...mas tem uma voz que grita aqui dentro! E eu, obedeço, muitas vezes sem entender direito como ou porquê!


Aos 17 anos comecei a namorar um príncipe encantado que chegou com seu cavalo branco e me ofereceu seu reino! Ele tinha 30 anos! Minha mãe não teve muito o que fazer...certamente ficou bem preocupada! Mas ele chegou num momento em que minha vida estava naufragando, e eu, fui salva, me senti acolhida, amada, e amparada. E ali, naquele reino, aconchegada num abraço de amor sem fim, me senti segura para gerar uma filha, fruto deste amor!


Júlia nasceu, e eu cuidei com toda a dedicação daquela criança e da minha (aquele bebezinho de 2 aninhos que sentia a dor de muitas lacunas deixadas pelas marcas da vida!) Cuidei do nosso reino, cuidei do nosso amor... E continuei a pesquisar sobre os poderes das plantas medicinais e aromáticas! Logo veio a Marília, mais um serzinho iluminado que apareceu para nos ensinar! Fui me reconstruindo, cuidando da minha criança interna enquanto cuidava das minhas filhas! Fui construindo fora o que minha alma clamava aqui dentro! Veio então o Raul. Energia masculina que pois movimento e força na minha passividade feminina... Uma inquietação por desbravar o mundo nasceu junto com Raul. Eu não cabia mais só naquele reino que criei com tanto amor... A vida começou a cobrar ação, movimento, mudança! Foi um período turbulento, intenso, dolorido até...mas foi quando as plantas aromáticas chegaram de vez pra ficar!


Foi em uma festa de aniversário que fiz para meus três filhos, uma só, comemorando a vida destes três presentes que ganhei! As lembrancinhas para os convidados eram mudas de ervas aromáticas. Camomila, hortelã, tomilho, alecrim, lavanda... Eu não cabia dentro de mim de tanta alegria quando fui no Ceasa buscar as plantinhas...eu nunca tinha visto pessoalmente uma camomila, assim, plantadinha, viva, sorrindo pra mim! Indescritível! Nem sei dizer porque resolvi dar isso de lembrança de aniversário. Foi aquela voz que gritou aqui...só obedeci!


Depois da festa, além da bagunça na casa (que eu nem percebi), sobraram um contentamento gostoso pela energia dos amigos e muitas mudinhas daquele tesouro aromático!


Ali tomei consciência de uma missão de vida! Fiz um pacto com elas (as plantas aromáticas). Combinamos que elas cuidariam de mim e eu delas...me dedicaria ao estudo, ao cultivo, ao uso e a transmissão deste conhecimento... Pedi a elas que me ajudassem a ter o sustento de vida. Meu amor era tão grande, que queria estar todos os dias em sua companhia, parceiras de trabalho... escolhi as plantas aromáticas como parceiras de trabalho e vida! E eu ainda nem tinha ideia de como isso iria acontecer...de que forma eu ia trabalhar com elas e elas comigo! Mas ali, naquela noite de lua cheia de um dia qualquer de 2002, a magia se fez...o pacto foi selado, eu aceitei e elas aceitaram... Reafirmamos um laço que já existia desde...outras vidas eu acho.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Clique na carta acima para assinar nossa newsletter.

Receba as Cartas da Herbalista!

Lápis e bloco de notas
_edited.png
Folhas pintadas 2
Escura_png.png

São Luiz do Paraitinga - SP 

Copyright © 2024 Mari Herbalista - Todos os Direitos Reservados

bottom of page